Caminho da Fé
Expedição que realizei nos dias 1 a 7 de maio de 2015
com os companheiros João Braz Neto e Dante Galeni

Dia 1

Dia 1/05/2015, sexta-feira. De Tambaú até a Pousada de D. Cidinha (Vargem Grande do Sul), passando por Casa Branca, Irobi, Vargem Grande do Sul. Foram 78,5km em 6h47min. de pedal, com altimetria de 1.305m e média de velocidade de 11,6km/h. Sem dúvida, o dia mais tranquilo, com apenas uma subida forte, chegando na pousada de D. Cidinha.

Dia 2

Dia 2/05/2015, Sábado. Da Pousada da D. Cidinha (Vargem Grande do Sul) até Andradas, passando por Águas da Prata. Foram 67,6km em 6h54min. de pedal, com altimetria de 2.064m e média de velocidade de 9,8km/h. Neste dia começam as subidas brutas. Na descida para Águas da Prata, é preciso pular porteiras com cadeados. Não dá pra passar sozinho.

Dia 3

Dia 3/05/2015, domingo. De Andradas a Inconfidentes, passando por Crisólia e Ouro Fino, a cidade do Menino da Porteira. Foram 57,9km em 5h38min. de pedal, com altimetria de 1,375m e média de velocidade de 10,3km/h. No meio do caminho, meu bagageiro quebrou por fadiga do material; foi para o lixo e a moxila para minhas costas! Em Inconfidentes, infelizmente não conseguimos conhecer o famoso Bar do Maurão, pois era domingo a tarde e estava fechado. Ficamos numa pousada nova muito boa, dentro da cidade, em cima de um bar/pizzaria. Recomendo.

Dia 4

Dia 4/05/2015, segunda-feira. De Inconfidentes a Estiva, passando por Borda da Mata e Tocos do Mogi. Foram 66,8km em 8h10min. de pedal, com altimetria de 2,322m e média de velocidade de 8,2km/h. Foi o dia mais pesado do Caminho. Até Borda da Mata levei a mochila com 5,7km nas costas (a noite tive que costurá-la, pois havia rasgado em cima no dia anterior). Mas lá, numa bicicletaria, consegui comprar e instalar um novo bagageiro, muito melhor que o outro, por módicos R$30,00! Foi a salvação! Porém, de Borda da Mata prá frente o tempo fechou e começou a chover. Um dos trechos mais bonitos do Caminho sem dúvida, com paisagens magníficas. Almoçamoso em Tocos e saimos com o tempo bem fechado e chuviscos que com o passar da tarde foram diminuindo. Chegamos tarde a Estiva e ainda eu inventei de tentar ficar numa pousada mais barata enquanto o Dante e o João foram para um hotel que fica fora da cidade. Como não encontrei pousada descente, decidi ir atrás deles no escuro mesmo! Foi o dia mais cansativo pra mim!

Dia 5

Dia 5/05/2015, terça-feira. De Estiva a Paraisópolis, passando por Consolação. Foram apenas 41,7km em 4h28min. de pedal, com altimetria de 1,375m e média de velocidade de 9,3km/h. No meio do caminho, entre Estiva e Consolação passamos pela famigerada Serra do Caçador, que só perde mesmo para a Serra da Luminosa (o "Quebra Pernas")! Quase chegando em Paraisópolis o João teve uma queda sem gravidade mas que fez com que parássemos alí. Afinal, além das dores do João, estávamos ainda cansados do dia anterior, e foi a melhor coisa que fizemos! Almoçamos no restaurante do Mercado Municipal, uma delícia. Ficamos numa pousada excelente no centro da cidade, bem em frente à praça central. Paraisópolis é uma graça de cidade muito gostosa e arrumadinha. Recomendo a todos que fiquem ali, ao invés de seguir para Luminosa, pois outros companheiros disseram que as pousadas por lá são bem fraquinhas...

Dia 6

Dia 6/05/2015, quarta-feira. De Paraisópolis a Campos do Jordão, passando por Luminosa. Foram apenas 64,4km em 8h04min. de pedal, com altimetria de 2.792m e média de velocidade de 8,0km/h. Foi sem dúvida o dia mais pesado do Caminho, acho que empatou com o 4º dia. A Serra de Luminosa é muito puxada e longa. Foi o dia que mais subimos (e empurramos!). Mas depois que chega no alto, nas divisas de MG e SP e começamos a descer para Campos, o ânimo se renova. Estava bem frio especialmente pela altitude. Em Campos, faltanto ainda 10km para chegar à cidade, resolvi seguir pelo Caminho da Fé, através de uma trilha de terra, enquano o João e Dante foram pelo asfalto. Lá tivemos um desencontro o que fez com que eu chegasse tarde à pousada do Peregrino (muito aconchegante e boa também!), já escurecendo. Os dois ficaram num hotel. A noite bati o queixo de frio andando pela cidade. Acho que, menos para os meses de alto verão, é preciso sempre ter um bom casaco ao passar por Campos do Jordão.

Dia 7

Dia 7/05/2015, quinta-feira. De Campos do Jordão a Aparecida, passando por Pindamonhangaba. Foram 68,3km em 3h11min. de pedal, com altimetria de 561m e média de velocidade de 21,4km/h. Na verdade, o Caminho da Fé termina em Campos, já que este último dia até Aparecida é brincadeira perto dos outros. Descemos 25km de serra praticamente sem pedalar e lá em baixo praticamente não tem subidas. É também o trecho mais feio, sem paisagens bonitas e apenas trechos urbanos de asfalto. Há um outro caminho que corta por fora da cidade de Pindamonhangaba, o caminho dos cavaleiros, que dizem que muito bonito e um pouco mais longo. O Dante não conhecia e resolvemos ir pelo tradicional. Chegamos na Catedral por volta de 13h. Foi muito gostoso cumprir a missão e vencer este desafio. Um verdadeiro montainbiker tem que fazer o Caminho da Fé. É a prova de fogo que te garante o diploma de nível superior em MTB!

Comente

Se quiser fazer um comentário ou uma pergunta, fique a vontade!